Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no Ciclo II do Ensino Fundamental
Documento com o objetivo de contribuir para a reflexão e o debate da equipe pedagógica das escolas, no tocante à responsabilidade de todas as áreas de conhecimento, na tarefa de ensinar a ler e escrever e dar subsídios para o planejamento das ações dos professores a partir da indicação daquilo que cada estudante precisa ser capaz de realizar, progressivamente, nos diferentes anos do Ciclo II do Ensino Fundamental, em relação ao domínio das habilidades de leitura e de escrita para gêneros de texto das esferas escolar, de divulgação científica, jornalística e literária.
Ano de publicação: 2006 Palavras chaves: Ensino Fundamental Leitura
Cadernos da Rede: Formação de Professores: percursos de aprendizagens: leitura e reconto
A Série Cadernos da Rede: Formação de Professores tem o intuito de compartilhar as reflexões dos professores participantes dos cursos Percursos de Aprendizagens nas diferentes linguagens.
Ano de publicação: 2010 Palavras chaves: Educação Infantil Leitura
Leitura ao pé da letra: caderno orientador para ambientes de leitura
Este Caderno tem a intenção de proporcionar subsídios e orientações aos profissionais que atuam nos ambientes de leitura das Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, sobretudo para o trabalho com a leitura literária.
Ano de publicação: 2012 Palavras chaves: Leitura Programa Salas e Espaços de Leitura
45 anos Sala e Espaço de Leitura
Publicação comemorativa aos 45 anos do Programa Salas e Espaços de Leitura, com depoimentos, poemas e relatos de práticas representativos da diversidade de ações desenvolvidas nas Salas de Leitura da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
Ano de publicação: 2017 Palavras chaves: Leitura Programa Salas e Espaços de Leitura
AS TECNOLOGIAS PARA APRENDIZAGEM ENRIQUECENDO A LEITURA E CRIAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Proposta de formação homologada pela SME.
Ano de publicação: 2021 Palavras chaves: Interdisciplinaridade Leitura Língua Portuguesa Tecnologias para aprendizagem Trabalho com Projetos
FORMAÇÃO DE PROFESSORES COORDENADORES DO PROJETO AEL E ACOMPANHAMENTO DE SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Proposta de formação homologada pela SME.
Ano de publicação: 2021 Palavras chaves: Currículo Equidade Leitura Matriz de Saberes Teatro
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PROMOTORA DO ENCANTAMENTO LITERÁRIO
Proposta formativa homologada pela SME
Ano de publicação: 2021 Palavras chaves: Contação de Histórias Leitura Tempos, Espaços, Materiais e Interações
FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR ORIENTADOR DE SALA DE LEITURA: CAMINHOS DA MEDIAÇÃO, DO MEDIADOR E DO LIVRO, DA LEITURA E DA LITERATURA COMO OBJETO DO TRABALHO DOCENTE
Proposta formativa homologada pela SME
Ano de publicação: 2021 Palavras chaves: Arte Contação de Histórias Currículo Documentação pedagógica Leitura Trabalho com Projetos
LEITURA, LITERATURA E SEUS ESPAÇOS EM DIÁLOGO
Proposta de formação homologada pela SME.
Ano de publicação: 2021 Palavras chaves: Arte Contação de Histórias Educação integral Leitura Linguagem Digital
PEDAGOGIA DOS SARAUS: CONSTRUINDO VOZES LITERÁRIAS
Proposta de formação homologada de SME.
Ano de publicação: 2021 Palavras chaves: Equidade Leitura Língua Portuguesa Protagonismo do Estudante
IDENTIDADE DO PROFESSOR MEDIADOR DE SALA DE LEITURA: O LIVRO E A LEITURA LITERÁRIA COMO OBJETOS DE ENSINO
Proposta formativa homologada pela SME
Ano de publicação: 2021 Palavras chaves: Currículo Ensino Fundamental Gestão de Sala de Aula Leitura Matriz de Saberes
IDENTIDADE DO PROFESSOR MEDIADOR DE SALA DE LEITURA: O LIVRO E A LEITURA LITERÁRIA COMO OBJETOS DE ENSINO
Proposta de formação homologada pela SME.
Ano de publicação: 2021 Palavras chaves: Currículo Ensino Fundamental Gestão de Sala de Aula Leitura Matriz de Saberes
Filtros