10 resultados para: Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem - NAAPA

Caderno de debates do NAAPA: questões do cotidiano escolar: v. 1

Publicações Pedagógicas

O Caderno de Debates surge a partir da proposta de implementação do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem – NAAPA como mais um recurso, teórico-prático e reflexivo, para a formação continuada de educadoras e educadores que atuam nas Unidades Educacionais e Espaços Educativos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Volume 1.

Caderno de debates do NAAPA: questões do cotidiano escolar: v. 2

Publicações Pedagógicas

O Caderno de Debates surge a partir da proposta de implementação do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem – NAAPA como mais um recurso, teórico-prático e reflexivo, para a formação continuada de educadoras e educadores que atuam nas Unidades Educacionais e Espaços Educativos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Volume 2.

Caderno de debates do NAAPA: orientações normativas: v. 3

Publicações Pedagógicas

O Caderno de debates: orientações normativas do NAAPA tem o objetivo de subsidiar os profissionais que atuam no apoio e acompanhamento das equipes docentes e gestoras no processo de ensino-aprendizagem dos/as educandos/as que não aprendem na escola, em situações decorrentes de suas singularidades, vulnerabilidades e risco social. Volume 3.

Ano de publicação: 2016    Palavras chaves:

Caderno de debates do NAAPA: relatos de experiências das equipes multiprofissionais: v. 4

Publicações Pedagógicas

O Caderno de Debates do NAAPA: relatos de experiências apresenta os percursos de trabalho dos profissionais das treze equipes dos NAAPAs nos diferentes territórios da cidade de São Paulo. Foram experiências singulares, marcadas por desafios, conflitos, surpresas e engajamento na promoção dos direitos de bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos matriculados em nossas Unidades Educacionais.

Ano de publicação: 2016    Palavras chaves:

Conhecer para proteger: enfrentando a violência contra bebês, crianças e adolescentes

Publicações Pedagógicas

Publicação com orientações sobre a prevenção da violência contra bebês, crianças e adolescentes por meio do Currículo da Cidade, comprometido com a promoção da dignidade e do pleno desenvolvimento dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Apresenta ainda os procedimentos e encaminhamentos necessários nos casos em que a violência aconteceu, orientando sobre as ações de acolhimento à vítima, cuidado e zelo pelo seu desenvolvimento, bem como na sensibilização da sociedade no que se refere ao tema.

Ano de publicação: 2020    Palavras chaves:

Vulnerabilidade e educação

Publicações Pedagógicas

Publicação que propõe a reflexão acerca das vulnerabilidades inscritas nos sujeitos que se relacionam no espaço educacional, que vão para além daquelas que comumente são associadas ao termo, portanto, expandir a leitura dessa circunstância vulnerável demanda, inicialmente, entendê-la como uma condição a que qualquer pessoa pode experimentar em algum momento da vida. Coleção Diálogos com o NAAPA, volume 3.

Ano de publicação: 2021    Palavras chaves:

Ansiedade e medo em tempos de pandemia: a arte favorecendo ressignificações

Publicações Pedagógicas

Publicação que propõe a reflexão da Arte como um instrumento capaz de deslocar a perspectiva da ansiedade, do medo e das incertezas para outra criadora e promotora de bem-estar, para isso são apresentadas algumas possibilidades de transitar num outro espaço-tempo regido pela arte e pela beleza que ela oferece, bem como pelo conhecimento e possibilidade de ampliação de um olhar estético, mas também ético e crítico para os processos desencadeados pelo distanciamento da escola e das pessoas devido à pandemia. Coleção Diálogos com o NAAPA, volume 1.

Ano de publicação: 2021    Palavras chaves:

Adolescentes e educadores: construindo relações dialógicas mediadas pela arte

Publicações Pedagógicas

Publicação que busca refletir acerca do tempo da adolescência, bem como da relação de adolescentes e educadores mediados pela arte, descrevendo algumas experiências significativas, promotoras de aprendizagem e desenvolvimento, como também construtoras de relações dialógicas e facilitadoras do encontro com esse tempo da vida. Coleção Diálogos com o NAAPA, volume 4.

Ano de publicação: 2021    Palavras chaves:

A construção do trabalho coletivo na escola: reflexões e proposições

Publicações Pedagógicas

Publicação que promove a reflexão acerca do trabalho coletivo colaborativo, entendendo a escola como um espaço múltiplo e diverso, construído a partir de muitas vozes, que traz o desafio a todos, como coletivo, de ouvir todas essas vozes sem silenciar nenhuma delas, fortalecer as ações, debater e refletir acerca dos processos que garantem os direitos de desenvolvimento, permanência e aprendizagem de todos os estudantes. Coleção Diálogos com o NAAPA, volume 2.

Ano de publicação: 2021    Palavras chaves:

Pedagogia Hospitalar: aprendizagens, saberes e afetos

Publicações Pedagógicas

Publicação que tem como objetivo refletir acerca dos benefícios que crianças e adolescentes podem alcançar, tendo garantido os seus processos de escolarização, já que, em decorrência de doenças graves e crônicas, encontram-se em condições vulneráveis, demandando práticas pedagógicas individualizadas e capazes de garantir a cada um a oportunidade de desenvolvimento e aprendizagem. Coleção Diálogos com o NAAPA, volume 5.

Filtros