inicio do conteudo

127 resultados para: Arte / Educação Infantil / Tempos, Espaços, Materiais e Interações
pdf

Orientação Normativa nº 01/2004: construindo um regimento da infância

Educação Infantil / Publicações Pedagógicas

Documento orientador dirigido às Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, no qual são apresentados conceitos fundamentais que contemplam o caráter educativo/formativo da Educação Infantil.

Ano de publicação: 2004    Palavras chaves:

pdf

São Paulo é uma escola: manual de brincadeiras

Educação Infantil / Publicações Pedagógicas

Publicação com jogos e brincadeiras para crianças.

Ano de publicação: 2006    Palavras chaves:

pdf

Tempos e espaços para a infância e suas linguagens nos CEIs, creches e EMEIs da Cidade de São Paulo

Educação Infantil / Publicações Pedagógicas

Este documento orienta as Políticas Públicas para Educação Infantil da Cidade de São Paulo. Tem como eixos o Educar e Cuidar de forma indissociável e a otimização dos Tempos e Espaços de Aprendizagem, visando contribuir com um currículo que propicie às crianças condições, de fato, de aprendizagem, respeitando-as como sujeitos sociais e de direitos, capazes de pensar e agir de modo criativo e crítico.

Ano de publicação: 2006    Palavras chaves:

pdf

Orientações curriculares: expectativas de aprendizagens e orientações didáticas para Educação Infantil

Educação Infantil / Publicações Pedagógicas

Este material busca subsidiar a prática e a reflexão de todos os envolvidos com uma pedagogia para a infância, na construção de um novo paradigma
para a Educação Infantil.

Ano de publicação: 2007    Palavras chaves:

pdf

A Rede em rede: a formação continuada na Educação Infantil: fase1

Educação Infantil / Publicações Pedagógicas

Esta publicação é destinada aos gestores pedagógicos, em particular os Coordenadores Pedagógicos que atuam nos CEIs e EMEIs da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Traz como temática básica a organização do tempo e do espaço nas UEs e pretende recuperar o sentido da socialização no desenvolvimento da criança, particularmente pela apropriação por ela de diferentes linguagens presentes na cultura. Está organizada em três módulos.

Ano de publicação: 2007    Palavras chaves:

pdf

As mídias no universo infantil: um diálogo possível

Educação Infantil / Publicações Pedagógicas

Publicação que tem como objetivo iniciar uma conversa com os educadores sobre o potencial pedagógico que as mídias representam no universo educacional e suas contribuições na formação de espaços voltados às expressões individuais e coletivas das
crianças.

Ano de publicação: 2008    Palavras chaves:

pdf

Cadernos da Rede: Formação de Gestores: relação entre os diferentes atores da Unidade Educacional: âmbito 1

Educação Infantil / Publicações Pedagógicas

Documento produzido a partir da proposta de formação do Programa A Rede em rede: a formação continuada na Educação Infantil e tem
como um de seus princípios a efetivação de processos democráticos de gestão. Neste material, os leitores encontrarão alguns relatos de práticas que tratam da relação entre os diferentes atores da UE. Nesses relatos, os gestores diagnosticaram questões relevantes às suas realidades, definiram um foco de pesquisa e, articulando teoria e prática, discutiram, analisaram e começaram a colocar em prática possibilidades de trabalho e ações que podem vir a contribuir para a melhoria da educação infantil pública.

Ano de publicação: 2010    Palavras chaves:

pdf

Cadernos da Rede: Formação de Gestores: relação com as famílias e comunidade: âmbito 2

Educação Infantil / Publicações Pedagógicas

Documento produzido a partir da proposta de formação do Programa A Rede em rede: a formação continuada na Educação Infantil e tem
como um de seus princípios a efetivação de processos democráticos de gestão. Neste material, os leitores encontrarão relatos que revelam avanços no que se refere à aproximação e participação das famílias na educação das crianças. Neles, percebe-se uma postura de busca incessante, por parte dos gestores e de suas equipes, pelo desenvolvimento de uma diversidade de ações, evidenciando que esta temática tem sido palco de reflexões e estudos, que contribuem para a produção de novos conhecimentos sobre o aprimoramento das parcerias com as famílias.

Ano de publicação: 2010    Palavras chaves:

pdf

Cadernos da Rede: Formação de Gestores: relações entre os gestores: âmbito 3

Educação Infantil / Publicações Pedagógicas

Documento produzido a partir da proposta de formação do Programa A Rede em rede: a formação continuada na Educação Infantil e tem
como um de seus princípios a efetivação de processos democráticos de gestão. Neste material, os relatos de experiências profissionais trazem como desafio a busca da democratização na parceria de poderes e responsabilidades entre aqueles que compõem a equipe de gestão.

Ano de publicação: 2010    Palavras chaves:

pdf

Almanaque 75 anos da Educação Infantil: conviver e aprender na Cidade de São Paulo

Educação Infantil / Publicações Pedagógicas

Publicação comemorativa que apresenta a história da Educação Infantil desde 1935, quando Mário de Andrade era diretor do Departamento de Cultura da Cidade. Nessa época surgiram os primeiros parques infantis de São Paulo.

Ano de publicação: 2010    Palavras chaves:

pdf

Cadernos da Rede: Formação de Professores: percursos de aprendizagens: leitura e reconto

Educação Infantil / Publicações Pedagógicas

A Série Cadernos da Rede: Formação de Professores tem o intuito de compartilhar as reflexões dos professores participantes dos cursos Percursos de Aprendizagens nas diferentes linguagens.

Ano de publicação: 2010    Palavras chaves:

pdf

Cadernos da Rede: Formação de Professores: narrativas infantis no jogo de faz de conta

Educação Infantil / Publicações Pedagógicas

A Série Cadernos da Rede: Formação de Professores tem o intuito de compartilhar as reflexões dos professores participantes dos cursos Percursos de Aprendizagens nas diferentes linguagens.

Ano de publicação: 2010    Palavras chaves:

Filtros

Prefeitura Municipal de São Paulo - Viaduto do Chá, 15 - Centro - CEP: 01002-020